Tel:(31) 3274-0859 / 9970-1318
E-mail:
elaine@pianoeviolao.com.br
Não pense que afinar um violão seja difícil, basta você ter técnica certa. Veja como se tornar um afinador de violão.
A “afinação do violão” depende de três fatores: do comprimento, da espessura e da tensão a que a corda está submetida. Como todas as cordas do violão tem o mesmo comprimento, restam como variáveis a espessura e a tensão.
Um violão de 6 (seis) cordas, cada uma delas tem espessura diferente. A mais grossa dá a nota mais grave (o som mais “baixo”); a mais fina a nota mais aguda (o som mais “alto”).
O que dá o controle da afinação é o ajuste da tensão de cada uma das seis cordas, por meio das respectivas tarraxas, que aumentam ou reduzem a tensão nas cordas.
Esticando a corda, o tom sobe, soltando-a o tom abaixa. A afinação de uma nota é determinada pela frequência das ondas sonoras que ela gera. A frequência é medida em ciclos por segundo ou hertz (HZ).
Por convenção estabeleceu-se que a nota LÁ (acima do DÓ central do piano e na quinta corda solta) tem a frequência de 440 HZ. As demais notas são afinadas a partir deste LÁ de 440 HZ. Para que vários instrumentos possam tocar juntos, todos têm de obedecer essa afinação padrão, chamada Afinação de Concerto. Para isso recorre-se aos diapasões.
Conceito de diapasão: Instrumento que produz um som estabelecido internacionalmente pelo congresso de Londres, em maio de 1939. O diapasão é fixado em 440 HERTZ, a temperatura de 20 graus centígrados.
Este som que ele emite corresponde a nota LÁ. Um dos segredos de como afinar violão é você fazê-lo devagar, com calma. Por isso, antes de mais nada, relaxe e concentre-se para poder ouvir melhor.
São especiais para violão e produzem a nota de cada uma das seis cordas.
Em metal, no formato de uma forquilha, cujas duas hastes vibram quando percutidas. Emitem o LÁ – 440HZ, correspondente a nota do 5º traste da 1ª corda (duas oitavas acima do LÁ da 5ª corda solta).
É uma afinador eletrônico. Tem visor com leitura por agulha ou cristal de quartzo. Permite que você realize a afinação de violão, mais precisa, mesmo que ainda não tenha seu ouvido treinado.
Diapasão Eletrônico
1) O diapasão dá a nota LÁ, e sobre este tom ajustamos a quinta corda solta girando a tarraxa correspondente a essa corda (para a esquerda, afim de tensioná-la ainda mais, e portanto, elevar o tom para a direita afim de diminuir a tensão, isto é, abaixar o tom, tentamos igualar os dois sons, isto é, o emitido pelo diapasão e o obtido tocando a corda.
2) Pressionar com o indicador a quinta corda na quinta casa e faça-a soar. Ao som obtido ajuste o tom da quarta corda solta.
3) Pressione a quarta corda, também na quinta casa, e o som resultante ajuste o tom da terceira corda solta.
4) ATENÇÃO! Passa-se agora para a quarta casa. Pressione a terceira corda na quarta casa e ajuste a segunda corda solta.
5) Volte para a quinta casa. Pressione a segunda corda na quinta casa e ajuste a primeira corda solta.
6) Desloque o indicador até a sétima casa. Pressione então a quinta corda e ajuste o tom da sexta corda solta.
Achou complicado afinar seu violão? Não se preocupe! Na sua aula de violão você irá aprender técnicas para se tornar um afinador de violão profissional. Gosta de música? Que tal ver algumas coisas interessantes sobre piano?
0 Comentários
Os comentários estão fechados.