Tel:(31) 3274-0859 / 9970-1318
E-mail: elaine@pianoeviolao.com.br

30
out

Veja neste post algumas técnicas para você aprender tocar piano de forma mais tranquila e prazerosa. Corra dos erros básicos que as pessoas cometem em frente ao piano.

Dica #1: Treinamento do ouvido

“A maioria dos pianistas não escutam bem a si mesmos!”

Ouvir a si mesmo é um dos fatores mais importantes em todo o estudo da música. A capacidade de escutar a própria execução com sentido crítico e mantendo constantemente o controle no próprio toque, deve ser sistematicamente estudada com a mais extrema concentração, já que este adestramento do ouvido é uma condição prévia para um progresso rápido para você tocar piano. Escutar-se a si mesmo é o meio mais simples de compreensão rápida das inesgotáveis possibilidades de melhoramento, cujo aproveitamento sempre será interessante para o pianista e não o aborrecerá, mesmo que ele dedique um grande tempo ao estudo de uma mesma peça. A tarefa do professor será a de persistir incansavelmente em suas recomendações, não deixando passar qualquer detalhe. “Grave você ao piano! Ouça!”

Dica #2: Maneiras de estudar

Antes de tudo, a maneira certa de estudar muitas obras pode levar você com maior rapidez à meta, ou seja, à máxima perfeição possível.

Quando você toca piano pela primeira vez uma parte de uma composição, grava-se no cérebro uma imagem que é mais ou menos clara, segundo as facilidades do pianista. Em geral, deixa uma fraca impressão na memória, parecida com a que produz uma fotografia clara e com pouca luz. Com a repetição frequente a imagem vai se tornando cada vez mais forte e se assemelha finalmente a uma fotografia absolutamente clara e nítida. Se na primeira leitura se cometem erros, estes também refletirão sua imagem no cérebro, acidente que poderá levar muito tempo, quando não impossíveis de se corrigir. Por isso é da maior importância para o progresso rápido, evitar desde o princípio, qualquer tipo de erro. Isto se consegue através de uma execução bem lenta, com intensa concentração e com um ritmo absolutamente preciso (contando, se quiser, em voz alta), e com bastante atenção no dedilhado empregado.  Esta concentração fará voce tocar pequenas passagens com absoluta segurança em poucos minutos, ao passo que do outro modo, isto apenas será conseguido depois de muitas semanas ou meses.

Dica #3: Tocar piano pouco tempo, mas com grande concentração

Tempo de Estudo no Piano
A concentração ininterrupta dura cerca de 20 a 30 minutos. Por isso, em princípio, aconselho você não estudar de modo contínuo pois ele acaba se distraindo e o estudo é mais danoso que proveitoso. Depois deste breve tempo de estudo deve ser feita uma pequena pausa para descansar sua cabeça. Em seguida deverá recomeçar o estudo repassando novamente as partes estudadas anteriormente. Se este procedimento se repete cinco ou seis vezes por dia durante meia hora cada vez, poderá ser suficiente até para concertistas. Tocar piano cinco, seis ou sete horas diárias é prejudicial para a saúde, e o trabalho se realiza em sua maior parte sem nenhuma concentração.

Você também gostará de ler:


0 Comentários

Deixe o seu comentário!


Elaine Mota - "Um cantinho um Violão e um Piano"
Belo Horizonte - Minas Gerais
Telefone: (31) 3274-0859 (31) 9970-1318
Me envie um e-mail: elaine@pianoeviolao.com.br